segunda-feira, 26 de setembro de 2011

6ª JORNADA E ANTEVISÃO EUROPEIA

Mais uma semana de jogos no nosso campeonato, com o principal destaque para o jogo que inaugurou a jornada, o clássico e sempre esperado, FC Porto – SL Benfica. Como não podia deixar de ser, foi um jogo com algumas queixas da arbitragem, algumas delas fundamentadas. Mas antes, falarei do jogo jogado. Foi um jogo interessante, com muitas trocas de bola e alguns golos (algo que tem vindo sendo hábito nos jogos do FC Porto frente ao SL Benfica, no Dragão). Uma primeira parte muito bem jogada, em que o FC Porto dominou o SL Benfica, não os deixando sair do seu meio-campo com bola, frequentemente. Um golo (que podiam ser dois se Fucile marca só com Artur à frente) do ponta-de-lança brasileiro Kléber (que teve um incentivo a mostrar trabalho, com a chamada à selecção brasileira, pela primeira vez) dava vantagem ao FC Porto ao intervalo. Perspectivava-se uma segunda parte dentro do mesmo tipo de jogo, por parte do FC Porto e uma melhoria do futebol do SL Benfica, o que, em parte acabou por acontecer. O SL Benfica subiu de rendimento e marcou logo após o intervalo, por Cardozo (que, na opinião de muitos, devia ter sido expulso ainda na primeira parte por um lance com Fucile)

com muitas facilidades da defesa portista… O empate, porem, iria durar pouco, pois o FC Porto voltou a marcar por parte de Otamendi. Foi a partir deste golo que o SL Benfica começou a subir no jogo. Com Nicolas Gaitan em grande plano, ajudou a impulsionar o Benfica para uma boa exibição, encostando o FC Porto à sua baliza. E o “génio” do costume voltou a aparecer. Questiono-me seriamente se Vítor Pereira vê o mesmo jogo que as outras pessoas. Decidiu, aos 77 minutos (!) tirar o colombiano Guarín, que até ao momento estava a ser um dos melhores em campo e a segurar a vantagem portista para colocar o argentino Fernando Belluschi. O próprio treinador, mais tarde, em conferência de imprensa, afirmou que a equipa não estava bem desde o primeiro golo do Benfica. Pois agora, eu questiono-me: Se Vitor Pereira viu que a equipa não estava bem, porque é que só fez a primeira alteração aos 77 minutos e retirou e repito, um dos melhores jogadores em campo, até ao momento? Mas a verdade é que não o fez e o Benfica fez o Porto pagar caro essa substituição, já com Saviola e Bruno César em campo, consegui a igualdade, num grande golo de Nico Gaitan. Ficam 2 pontos perdidos, no ponto de vista dos dois treinadores, num jogo em que o resultado é justo. Relativamente à arbitragem, o árbitro não teve mão a medir no que tocava a cartões para o lado azul e branco. Em 9 faltas portistas, 6 resultaram em cartões amarelos, enquanto a equipa encarnada cometeu 21 faltas e apenas viu 4 amarelos (com duas agressões pelo meio: Cardozo a Fucile e Emerson a Fucile, esta já na segunda parte).

Já no sábado, o Sporting recebeu e venceu o Vitória de Setúbal, por 3-0, na melhor exibição desta temporada, até agora, por parte dos leões. Três golos holandeses, na noite de Alvalade, com o ponta-de-lança, Ricky Van Wolfswinkel (um nome bastante complicado de se dizer, para muitos dos sportinguistas) a marcar dois golos, sendo o outro do internacional holandês, Schaars. De salientar que o Sporting volta a marcar dois golos nos primeiros 10 minutos, algo que já se tinha passado em Vila do Conde, frente ao Rio Ave. Um Sporting que finalmente, joga bem e sobe na tabela, colando-se, praticamente, aos lugares cimeiros, partilhados por FC Porto, SL Benfica e SC Braga (que também venceu frente ao Nacional), ainda que o Marítimo se encontre no meio da equipa minhota e a equipa leonina.

ANTEVISÃO EUROPA

Esta semana é semana de jogos europeus para FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga. O SL Benfica vai jogar à Roménia para defrontar, em casa emprestada, o campeão romeno, Otelul Galati, em Bucareste. Prevê-se um jogo fácil para a equipa portuguesa, apesar da história encarnada nos jogos fora, a contar para a Liga dos Campeões (novo formato) tendo ganho apenas uma vez, em 2007/2008, em Donestk, frente ao Shakhtar que, curiosamente, é adversário do FC Porto nesta edição da Liga dos Campeões. FC Porto que vai deslocar-se à cidade fria de São Petersburgo, para defrontar o Zenit, dos portugueses Danny e do ex-capitão azul e branco, Bruno Alves, que não joga devido a castigo. Prevê-se um jogo algo complicado, numa noite (tarde, em Portugal) fria. A equipa portista já pode contar com Rolando (que regressa de castigo) e James Rodriguez (que falhou o clássico).

Já na quinta-feira, a contar para a Liga Europa, o Sporting defronta, em casa, os italianos da Lázio e a 350km a norte, o finalista da edição do último ano da Liga Europa, SC Braga, defronta os belgas do Club Brugge. São dois jogos complicados, com os adversários directos na qualificação para a próxima fase e quer o Sporting, quer o Braga têm de apostar na vantagem de jogar em casa e ganharem os seus jogos para ficarem bem encaminhados para a próxima fase da Liga Europa.

Termino assim, desejando uma boa sorte a todas as equipas portuguesas em competição.

Obrigado e comentem. Não se esqueçam, também de fazer um “Gosto” na página oficial do VitinhoLand no Facebook.

JOÃO PEREIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário