terça-feira, 20 de setembro de 2011

FUTEBOL: A 5ª JORNADA


Pois bem… Cá estou eu para iniciar uma rubrica no blog do Vitinho sobre o futebol português emespecial atenção para os jogos dos chamados “3 Grandes” e as jornadas europeias dos clubes portugueses.

Esta jornada teve algumas surpresas, em especial atenção para o jogo do Porto contra o Feirense, em Aveiro que acabou empatado sem golos. Um jogo muito fraco por parte das duas equipas, com o Porto a ter algum azar na concretização e alguma displicência da defesa portista, em alguns lances. Uma arbitragem algo fraca por parte do árbitro sadino, Bruno Esteves, que deixou por marcar, a meu ver, duas grandes penalidades, uma para cada lado. Um cartão vermelho exibido ao extremo colombiano, James Rodriguez por agressão a Rabiola, já nos descontos, deixa-o fora do clássico de sexta-feira entre o FC Porto e SL Benfica, a realizar-se no Estádio do Dragão. Um Porto que ofereceu ao Feirense 45 minutos para levar a sua estratégia de “bater o pé” e fazer com que a equipa campeã nacional perdesse pontos pela primeira vez, esta temporada. Mais 45 minutos sem um jogador de referência de área (se é que podemos chamar a Kléber, uma referência) deixou o Porto em maus lençóis para o jogo de sexta-feira que perde espaço de manobra, no que toca a resultado com o Benfica, vendo-se assim obrigado a vencer, para não deixar o 1º lugar.



Relativamente aos encarnados, que entraram em campo após o empate do Porto com o Feirense, tiveram algumas dificuldades para ultrapassar a barreira defensiva da equipa da Académica, que se bateu com as armas que tinham e que chegaram a causar alguns sustos a Artur Moraes, guarda-redes do Benfica. Uma mão dentro da grande área do Benfica, logo aos 9 minutos de jogo, que acabou por ser assinalada fora da grande área (algo que não é inédito em jogos do nosso campeonato e, neste caso, da equipa do Benfica) e valeu a Bruno César o cartão amarelo, que mais tarde viria a inaugurar o marcador no Estádio da Luz. Ainda na primeira parte, a Briosa empatou por intermédio de Danilo, com um remate forte, fora da área que Artur Moraes não conseguiu desviar. Só que logo após o golo da equipa treinada por Pedro Emanuel, o ex-jogador do Barcelona, Nolito com muita facilidade, voltou a dar vantagem à equipa treinada por Jorge Jesus. Já na segunda parte, aos 81 minutos, após uma má saída do guarda-redes francês Peiser, Aimar fez, de cabeça, o terceiro golo da noite. Ainda antes do final, o espanhol Nolito voltou a fazer das suas e a marcar, levando já 4 golos (3 deles, verdadeiros). O Benfica venceu e desloca-se na sexta-feira ao Dragão, para defrontar o FC Porto, num jogo que irá decidir quem irá tomar o comando da Liga Zon Sagres.

Já nesta segunda-feira, o Sporting defrontou em Vila do Conde, o Rio Ave. Num jogo em que a equipa leonina entrou muito bem na partida, fazendo dois golos em 3 minutos. Algo inédito no Sporting de Domingos Paciência, que ainda há bem pouco tempo tinha menos pontos que meras reticências. João Tomás, ponta-de-lança veterano português, saiu de campo aos 7 minutos com o nariz partido, após um toque do defesa-central norte-americano Onyewu. Para o seu lugar, entrou o ganês Christian Atsu, emprestado pelo FC Porto ao Rio Ave, e que se viria a tornar uma das figuras do jogo ao marcar um golo e a assistir Yazalde, que aos 63 minutos, fazia Domingos Paciência tremer. Só que o Sporting continuou a procurar fazer o golo da vitória e conseguiu aos 74 minutos, por parte do defesa-central norte-americano Onyewu, após um canto.

Ficamos por aqui. Obrigado e comentem.

JOÃO PEREIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário